Bom, como já anunciado iremos começar desde os primórdios. Nada melhor então que repensar o tempo de calouro. Isso mesmo, o tempo em que estavamos entrando em um mundo desconhecido chamado faculdade. Mundo esse que às vezes entramos com mais dúvidas do que estávamos anteriormente. Seja quais forem as duvidas. Mas, nessa postagem faremos uma analogia do "porque" do aumento no índice de estudantes de Engenharia nas mais diversas Universidades do país.
Antes de escolhermos o que fazer da vida pesquisamos à fundo aquilo que nos carece de informação. Vamos além do imaginavél para sanarmos nossas duvidas. A mídia é uma grnade aliada na hora de tomarmos nossas decisões, não só profissionais, mas também politicas e pessoais. No passar dos tempos, vimos uma crescente no enfoque a nossa profição. Vimos um acompanhamento maior dos canais e meios no nosso ramo. "A que se deve isso?" ficamos nos perguntando.
O apoio fiscal e politico ao crescimento estrutural do país contribuiu em grande escala para a ascenção do mercado trabalho. Fruto de diversos financiamentos e fundos de investimentos para a evolução do mercado. Isso fez renascer o conceito alto aos engenheiros e uma demanda maior foi e será necessária para tal evolução.
Mas nem tudo é rosas e o mercado não se satisfaz com profissionais comuns. Estes são logos descartados em seus requisitos de seleção.
Aliás ao falarmos de crescimento e desenvolvimento em nosso país, nao poderiamos deixar de lado a Copa do Mundo de 2014. A Copa do Mundo é realizada como todos sabemos de 4 em 4 anos e serve de impulso ao país cede. Seja ele desenvolvido ou não. A Copa traz beneficios financeiros e consequentemente de infra-estrutura. Já parou para pensar no quanto de turistas afortunados passarão pelo país nos idos do evento da FIFA ? Sim são muitos. Consequentemente a esse aumento temporário de habitantes no território nacional, surge a necessidade de melhorias. Melhorias em todos os seguimentos e departamentos.A saúde, o transporte, a SEGURANÇA e tudo que englobe uma ação pública necessita de um reajuste crítico ou não devido às necessidades da ocasião. E isso reflete em aumento da mão-de-obra necessaria. AI QUE NOS ENGENHEIROS ENTRAMOS MEUS CAROS COMPATRIOTAS. Com o dinamismo que nos foi concebido nos tempos de estudante realizamos as mais diversas tarefas no auxilio ao desenvolvimento de nossa região e país. Somos uma das artérias que ligam o crescimento.
Mas como já dito, NEM TUDO SÃO ROSAS. O mercado está realmente super aquecido mas isso não deve ser considerado fator predominante na hora de escolher a Engenharia Civil como alicerce de sua vida. O mercado é oscilante e muitas vezes traiçoero, em momentos adversos pode nos pregar uma peça e não podemos nos deixar abater por isso.
Ou seja, antes de escolher ingressar em determinado curso procure saber o que voce realmente deseja para o seu futuro e não se deixe levar por impulsos.
Atenciosamente.
Muitos acreditam em algo que muitos duvidam. Ao escolher a Engenharia Civil acreditamos em um futuro profissional próspero e produtivo sem nos rendermos as ilusões dos contos de fadas profissionais. Levantaremos as mais diversas questões e assuntos ao decorrer das postagens.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Começando de um inicio, óbvio.
Bom, estou aqui começando um blog. Sou estudante de Engenharia Civil, e de um modo informal - ou não - tentarei passar aos leitores as minhas idéias e percepções do nosso contagiante mundo de "engenheiro". Com opiniões pessoais e pesquisas elaboradas estarei aqui postando o que se ocorre no abrangente mercado da construção civil. Contaremos também com curiosidades e etc. Grato, espero que dê certo.
Assinar:
Postagens (Atom)